Você está visualizando atualmente I Congresso de Direito Civil

I Congresso de Direito Civil

O I Congresso de Direito Civil apresentou palestras e mesas de debates entre os participantes. A abertura do evento teve como palestrante o Prof. Dilson de Quadros Godinho Neto que falou sobre: ” Inclusão da proteção de dados como direito da personalidade, contratos eletrônicos, herança digital, responsabilidade civil de inteligências artificiais”. As demais mesas abordaram o tema “A atualização do Código Civil”.

A realização do Congresso de Direito Civil foi uma iniciativa crucial para promover o aprimoramento acadêmico, a troca de conhecimentos e o fortalecimento da comunidade jurídica regional. Oevento proporcionou um espaço dinâmico e enriquecedor entre profissionais e acadêmicos interessados no campo do Direito Civil.

O congresso foi realizado pela Coordenação do Curso de Direito, professores e acadêmicos e teve como parceiro a 50ª (quinquagésima) Subseção da OAB Pirapora que contribuiu nos debates referentes à reforma do Código Civil.

O diretor da Fundação Educacional Alto Médio São Francisco, Ivonei Trezena Silveira, diz que “as discussões sobre as “mudanças” propostas para o Código Civil brasileiro são vitais, pois afetam todas as áreas da vida do cidadão”.

Promover esse tipo de discussão com profissionais renomados do mercado jurídico, é criar oportunidade para compartilharem seus conhecimentos e experiências, enriquecendo o debate sobre a evolução da legislação no Brasil.

“Como Diretor da Faculdade FUNAM, vejo a importância de eventos acadêmicos-profissionais que disseminam conhecimento e estimulam nossos alunos a se envolverem ativamente.

Continuaremos a promover iniciativas que preparemnossos estudantes para serem profissionais competentes e conscientes em um mundo em constante mudança. Este evento marcou um ponto de virada na comunidade acadêmica e jurídica denossa cidade. O Evento foi um sucesso! afirma Ivonei.

De acordo com Thaisa Santos, coordenadora do curso de Direito da FAC FUNAM, “o I Congresso de Direito Civil foi verdadeiramente grandioso, focando em aspectos essenciais do projeto de reforma do Código Civil. Recebemos palestrantes de excelência, cujos debates em alto nível enriqueceram nossa compreensão sobre o tema. Sem dúvida, proporcionou momentos de intenso aprendizado para nossos acadêmicos”.

Esteve presente também no evento o Professor Lucas Camara de Assis, professor das disciplinas de Empresarial e Civil da FUNAM. “Com as mudanças no Código Civil, a FUNAM, muito acertadamente, se antecipa frente às outras instituições e realiza um congresso para discutir o anteprojeto que pode culminar em uma alteração substancial no Código Civil. O Código Civil regula a vida dos particulares e é a lei mais abrangente da pessoa natural e da pessoa jurídica. O evento foi um sucesso e apenas engrandece a seriedade e o compromisso da instituição com a busca da reflexão e da cientificidade”.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e professor do curso de Direito da FAC FUNAM, Eduardo Vinícius Pereira Barbosa, participou do evento como mediador em uma das mesas de debates do Congresso. Para Eduardo, “as duas noites de debates que nós tivemos no I Congresso de Direito Civil foi uma excelente oportunidade para que os nossos acadêmicos e demais participantes pudessem se ambientar, entender e compreender um debate que nós estamos tendo em nível nacional no Brasil, um debate importantíssimo que é sobre asatualizações de uma das maiores legislações do país que é o código civil. Então, através de convidados especiais nós tivemos a oportunidade de refletir sobre o que hoje está sendo discutido no congresso Nacional para essa reforma, quais são os principais pontos, o porquê das mudanças e principalmente a importância de se manter atento, atualizado a essas novas alterações e não ficar alheio a esse movimento que está tendo no país.

Confira alguns depoimentos dos alunos que estiveram presente no congresso:

Para Silvio, acadêmico do 3º período do curso de Direito, “o evento foi muito importante, os alunos tiveram a oportunidade de estar conectados com a extensão universitária que vai além da sala de aula”.

Hagata Caroline, está cursando o 2º período do curso de Direito e participa do Congresso como organizadora. “O evento foi muito organizado, os palestrantes muito bem preparados e transferindo para os congressistas todo conhecimento, mesmo para quem está no primeiro recebe o mesmo conhecimento” afirma.

A acadêmica Maria Luiza do 7º período do curso de Direito também participou do congresso e enfatiza a grandeza do evento para a jornada acadêmica de todos os alunos.