UniSênior

A UniSênior foi criada em 1996, a partir de um projeto do Prof. Dr Antônio Jordão Netto inspirado no modelo criado pelo Prof. Pierre Vellas, na Universidade de Toulouse, França, em fins da década de 70, e apresentada como uma proposta de educação permanente. A Universidade Sênior Sant’Anna é uma proposta socioeducativa voltada à população madura da cidade de São Paulo, homens e mulheres a partir de 40 anos.

Com a duração de 4 semestres, oferece um amplo processo de reciclagem e atualização de conhecimentos, além de proporcionar orientações básicas de saúde física e mental aos seus alunos, com diversificadas atividades culturais.

Sem a exigência de diplomas ou certificados de cursos anteriores, nem a prestação de qualquer tipo de concurso para ingresso, a ideia é manter os alunos atualizados, de forma leve e agradável,  em vários campos do conhecimento, a fim de que se sintam integrados e participantes da sociedade atual, facilitando networking entre as mais diferentes gerações.

OBJETIVOS

  • Cursos ou atividades optativas, como iniciação à informática, e oficina de canto coral.
  • Visitas monitoradas aos mais diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, intercaladas com passeios e excursões de caráter recreativo e diversas comemorações festivas realizadas internamente.
  • Disciplinas do campo das ciências humanas, amplo processo de atualização cultural  e reciclagem de conhecimentos, recebem orientações para uma vida saudável e participam de atividades socioeducativas, colocando-os em sintonia com os fatos e acontecimentos tanto da realidade brasileira e internacional.

BENEFÍCIOS OFERECIDOS

O resultado de todo esse processo é que as pessoas, em acréscimo ao seu patrimônio intelectual, ganham autoestima, melhoram a autoimagem e desenvolvem, de forma extraordinária, sua sociabilidade, tornando-se seguras e mais confiantes como seres humanos idosos. Rompem, dessa forma, os problemas tão comuns aos cidadãos e cidadãs de maior idade, tais como a solidão, o isolamento e a segregação, dentro e fora do âmbito  familiar.

Em síntese, cursar a Universidade Sênior tem se transformado numa excelente terapia psicoeducacional para os seus frequentadores, concorrendo não só para aumentar a sua erudição, como para efetivar um método muito eficiente de inclusão social.

O sucesso desse  empreendimento socioeducativo, que funciona há mais de 20 anos,  se explica não só por atender as expectativas dos alunos quanto a encontrar, por meio da educação, uma forma de superar as barreiras do preconceito e das dificuldades ainda mantidos pela sociedade brasileira, como pelo excelente nível de ensino,  oferecido por um corpo docente altamente qualificado, formado por especialistas na área da medicina tradicional, medicina alternativa, psicologia, história, economia, política, sociologia, antropologia, filosofia, geografia, biologia, oceanografia, língua portuguesa, teologia, nutrição, artes, música e literatura, entre outros, especialistas esses que numa linguagem clara, concisa e objetiva passam, sem pedantismos pedagógicos ou preciosismos técnicos passam seus conhecimentos aos alunos.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr Antônio Jordão Netto

COMO PARTICIPAR  DO CURSO

As pessoas interessadas em participar do curso podem procurar a Central de Atendimento ao Aluno, localizada no Prédio 2 do campus, situado à Rua Voluntários da Pátria, 421, de segunda a sexta-feira, das 09h às 20h, ou aos sábados, das 09h às 13h, munidos de um documento de identidade .

Os cursos da Universidade Sênior Sant’Anna acontecem às quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, no campus Santana, localizado a R. Voluntários da Pátria, 421, Santana, São Paulo. Informações: (11) 2175-8000.