No momento, você está visualizando Quem Faz a Funam: conheça a história e a dedicação de Neide da Silva Leite

Quem Faz a Funam: conheça a história e a dedicação de Neide da Silva Leite

  • Categoria do post:Notícias

A força de uma instituição de ensino não está apenas nas salas de aula, mas também nas pessoas que trabalham diariamente para garantir que tudo funcione com qualidade, organização e cuidado. É justamente para valorizar essas histórias que a série “Quem Faz a Funam” apresenta colaboradores que contribuem, todos os dias, para o funcionamento e o crescimento da instituição.

Nesta edição, conhecemos um pouco mais da trajetória de Neide da Silva Leite, integrante do setor de Serviços Gerais da Funam, onde atua há mais de 15 anos. Ao lado de suas colegas, ela é responsável pela limpeza, higienização dos espaços e atendimento às demandas diárias da instituição, atividades essenciais para manter o ambiente acolhedor, organizado e adequado para acadêmicos, professores e colaboradores.

Com dedicação e compromisso no trabalho que realiza, Neide representa o esforço de muitos profissionais que, mesmo longe dos holofotes, são fundamentais para que a rotina acadêmica aconteça com qualidade.

Neide, como foi a sua trajetória profissional até chegar à Funam?

“Antes da Funam, trabalhei com vendas de produtos Natura e Boticário (ainda trabalho na verdade). Também trabalhei com entregas de IPTU, em campanhas políticas, ajudando na divulgação. E também trabalhei na fábrica de tecidos.”

E o que você mais gosta no trabalho que realiza atualmente?

“Eu gosto de atuar com dedicação em tudo que faço, gosto de fazer meu serviço bem feito para que não haja reclamações. Também gosto de me dar bem com todos que trabalho, inclusive os professores, gosto de tratar bem a todos.”

Quais habilidades você considera mais importantes para exercer bem a sua função?

“Procurar fazer bem o seu serviço, independentemente do tempo que leve. E ter paciência, pois na agitação não conseguimos fazer as coisas bem feitas.”

Como você enxerga o papel do seu trabalho no funcionamento e no crescimento da instituição?

“Por mais que eu seja do setor de limpeza, eu não me sinto inferior a ninguém. Aqui dependemos um do outro. Independente da função que exercemos aqui dentro, a gente deve valorizar um ao outro. Mas pedir com educação, com gentileza, faz toda diferença. Qualquer coisa que você vá fazer, e alguém te agradecer por isso, é muito bom. Inclusive, eu por exemplo, fiz o magistério, e não quis atuar como professora, então valorizo as oportunidades que tenho. Às vezes, as pessoas acham que quem está na limpeza é porque não estudou, mas não é sempre assim, não podemos pensar dessa maneira. Então, a valorização dos colegas também ajuda que a instituição cresça.”

O que mais te motiva no seu dia a dia de trabalho?

“Fazer o que eu tenho que fazer da melhor forma, lidar bem com todos. Procurar dar o melhor pra minha família, incentivar meus filhos crescerem na vida e ficar bem fazendo o que faço.”

Existe algum momento marcante ou especial que você já viveu na Funam?

“Sim, quando eu fui convidada para ser a ‘colaboradora homenageada’ das primeiras turmas de Direito da Funam. Me senti valorizada.”

Fora do trabalho, o que você gosta de fazer no seu tempo livre?

“Eu gosto de passear, gosto de estar com a minha família e com as pessoas que eu gosto e com amigos de infância. Quando a gente está bem, as pessoas que estão ao nosso redor também ficam bem. Eu sou uma pessoa comunicativa, então eu gosto também de ajudar sempre que posso. Também gosto demais de assistir novela e ir à igreja.”

Nos conte um hobby, talento ou interesse pessoal seu que poucas pessoas conhecem.

“Eu já tive muita vontade de fazer o curso de Enfermagem ou Serviço Social, porque eu gosto de ajudar as pessoas, me identifico muito com isso. Infelizmente não fiz ainda por motivos pessoais. Eu também gosto de cantar, principalmente quando estou com pessoas que me sinto à vontade. Inclusive, fiz parte do coral da Igreja do Perpétuo Socorro.”

Um sonho ou objetivo que você gostaria de alcançar nos próximos anos.

“Eu gostaria de tentar fazer o curso de Serviço Social. Acho que eu me identificaria muito em poder ajudar ainda mais as pessoas. Esse seria meu objetivo. Gostaria também de ver meus filhos exercendo uma profissão que eles gostem.”

Histórias como a de Neide mostram que o crescimento de uma instituição é construído de forma coletiva. Cada função desempenhada dentro da Funam contribui diretamente para que estudantes tenham um ambiente estruturado, acolhedor e propício ao aprendizado.

Ao longo de mais de uma década de trabalho na instituição, Neide construiu relações, acumulou experiências e reforçou um valor essencial para o ambiente acadêmico: o respeito e a valorização entre as pessoas, independentemente da função que exercem.

A série “Quem Faz a Funam” tem justamente esse propósito: reconhecer os profissionais que fazem parte do dia a dia da instituição e que, com dedicação e compromisso, ajudam a construir a história da Funam todos os dias.

Débora Maia – ASCOM FUNAM