Pós-Graduação em Reprodução Animal no Semiárido

O Curso

Objetivo Geral: Consolidar fundamentação teórica e a ferramentalização prática que permita ao profissional uma atuação eficiente, crítica e holística na resolução dos problemas da reprodução animal e do agronegócio para o desenvolvimento regional no semiárido.

Objetivos Específicos:
• Formar profissionais qualificados para que possam prestar serviços na área da reprodução Animal para os diversos setores da sociedade;
• Fornecer ferramentas biotecnológicas e clinicas aplicadas ao planejamento e execução de programas de reprodução animal e gestão de rebanhos;
• Contribuir, através da formação de profissionais de excelência, com o desenvolvimento regional sustentável, tendo como foco a reprodução animal;
• Promover o aprofundamento teórico e prático para exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da área de formação do egresso voltado para reprodução animal, possibilitando sua atuação no mercado de consultoria bem como de docência;
• Problematizar de forma holística as realidades da região quanto à produção animal tendo como ferramenta de ação o manejo reprodutivo, contribuindo desta forma com a evolução dos sistemas produtivos de forma econômica e ambientalmente sustentável;
• Garantir a instrumentalização teórica e prática necessária aos profissionais para uma atuação reflexiva e consistente na área de saúde animal nas condições do norte de Monas Gerais e de todo semiárido brasileiro.

Público alvo: Bacharéis e/ou licenciados interessados em formação teórica e tecnológica com titulação acadêmica reconhecida para o aperfeiçoamento profissional, progressão de carreira, qualificação para mercado de consultoria e ensino superior conforme a legislação pertinente a seu curso de graduação.

Carga horária: O curso será ofertado em 20 módulos, somando carga horária total de 490 horas.

Período e periodicidade: As aulas serão quinzenais
realizadas no Campus São Luiz-Funorte, Campus JK-Funorte e no Hospital Universitário Veterinário Renato de Andrade no turno noturno das sextas feiras entre as 19 e 22 horas, e aos sábados entre 08 e 18 horas, respeitando ainda intervalo de 01 hora para almoço. Podendo ser realizadas atividades de campo em propriedades rurais e instituições parceiras, quando os alunos serão previamente avisados.

Conteúdo Programático:

1. Metodologia Científica
  2. Estatística experimental
  3. Anatomo-Fisiologia da Reprodução para animais de produção
  4. Foliculogênese, Ciclo Estral e Dinâmica Folicular em animais de produção no Semiárido
  5. Espermatogênes e Exame Andrológico-Refrigeração e Conservação do Sêmen de animais de produção no semiárido
  6. Biotecnologias Aplicadas e Reprodução Animal
  7. Exame Ginecológico e andrológico de animais de produção
  8. Alimentos e Nutrição de não ruminantes no semiárido
  9. Alimentos e Nutrição de Ruminantes no semiárido
  10. Ambiente e Reprodução
  11. Patologias e seu manejo no sistema reprodutivo de animais de produção
  12. Manipulação do Ciclo Estral e cruzamentos em zona subtropical e semiárido (Equinos)
  13. Cruzamento Industrial e reprodução assistida monogástricos (suínos, aves)
  14. Cruzamentos Industrial e reprodução assistida em ruminantes (Bovinos, caprinos, ovinos)
  15. Práticas em exame Ginecológico e Andrológico de animais de produção
  16. Práticas em coleta de sêmen, punção de oocitos e produção de Embriões
  17. Práticas em Ultrassonografia, inseminação e transferência de embriões (Equinos e Bovinos)
  18. Manipulação e Conservação de Sêmen e óvulos de Peixes e crustáceos
  19. Melhoramento Genético e reprodução assistida de peixes e crustáceos
  20. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo/Monografia)

Coordenação:

Prof. Doutor ChrystianIezid Maia e Almeida Feres

ProfªMestre Patrícia Natalícia Mendes de Almeida.

Contato:
Email: [email protected]
Telefone: (38) 2101-9488 /(38) 98424-0608

CONHEÇA NOSSA POLITICA DE DESCONTOS.
MATRICULAS ABERTAS.

Especialização