Enfermagem
O Curso
Objetivo Geral
Proporcionar ao acadêmico a prática assistencial de enfermagem em âmbito hospitalar, com aplicação e aperfeiçoamento da interface do conhecimento teórico prático (nos aspectos preventivos, curativos, de reabilitação e de promoção de saúde), desenvolvendo atitudes, comportamentos e habilidades para o exercício legal da profissão, através de uma análise crítica e reflexiva da realidade profissional do enfermeiro.
Objetivos Específicos
- Proporcionar a interação entre a teoria e a prática de Enfermagem, possibilitando ao aluno uma visão holística, humanista e interdisciplinar.
- Habilitar o aluno na prática da assistência integral à saúde e qualidade de vida do ser humano, família e comunidade.
- Elaborar planos de intervenções na unidade de trabalho, através da construção de diagnósticos situacionais (avaliação da realidade investigação, análise, intervenção e implementação).
- Desenvolver habilidades de liderança na execução dos processos de trabalho assistencial, gerencial e educacional em enfermagem.
- Refletir sobre a importância do papel do Enfermeiro na equipe multiprofissional de saúde e na assistência aos clientes, desenvolvendo uma dinâmica de atuação em equipe multiprofissional.
- Desenvolver capacidades psicomotoras, reflexivas, críticas e criativas de atuação em Enfermagem.
- Estimular a pesquisa em saúde, com difusão de conhecimento/produção aos demais acadêmicos e profissionais.
- Aplicar/Desenvolver a Sistematização da Assistência de Enfermagem nas diferentes especial idades da prática profissional.
- Realizar Educação Permanente em Saúde no âmbito hospitalar.
- Formar habilidade de pensamento crítico, mediante a reflexão sobre vivências pessoais.
A Faculdade FUNAM tem como proposta a formação do (a) enfermeiro(a) generalista, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos para atuar de maneira humanista, crítica e reflexiva, sendo capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/ situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, bem como, atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Na busca desse perfil, o Curso de Enfermagem da FUNAM desenvolverá o processo de formação do(a) enfermeiro(a), tomando como base os princípios conceituais de compreensão e reconhecimento do perfil profissional do egresso que se quer formar, a compreensão do ser humano que sofre influência das condições em que vive e cuja repercussão dá-se sobre todo o ciclo vital, qualidade e duração de vida, enfim, a compreensão do ser humano que, na sua historicidade, é capaz de transformar-se e de participar na transformação da qualidade do meio em que está inserido, entendendo a saúde como resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e de serviços de saúde e que o resultado das formas de organização social da produção pode gerar grandes desigualdades nos níveis de vida das pessoas.
Deve, também, reconhecer o processo saúde-doença como unidade determinada pela maneira como o homem se relaciona com a natureza, com os outros homens, num dado momento, numa determinada sociedade e com determinadas relações de produção e ter a compreensão de que os serviços de saúde devem se organizar e funcionar de forma descentralizada, hierarquizada, prestando assistência universal, equânime, integral e resolutiva.
Mercado de Trabalho
A oferta de trabalho para o profissional Enfermeiro encontra-se em expansão e se faz presente nos seguintes cenários:
- Área Assistencial
Prestação de cuidados de enfermagem ao ser humano, à sua família e à coletividade, tanto nos domicílios, nos serviços de Atenção Primária à Saúde – Programas de Saúde da Família, como em instituições hospitalares, asilares e em creches. Também em empresas, indústrias e fábricas por meio da Enfermagem do Trabalho e nos órgãos governamentais e não governamentais, a ENFERMAGEM está presente.
- Área da educação
A Enfermagem tem presença marcante, ainda, na docência de ensino médio e superior, na elaboração de projetos na área da saúde e na Educação Permanente dos profissionais do setor saúde.
- Área Gerencial
As ações de enfermagem são realizadas por meio da gerência de serviços de enfermagem e de saúde – em instituições públicas e privadas. Também presta consultoria e assessoria aos mais diversos órgãos de saúde, objetivando implantar serviços, avaliar, representar e comercializar produtos médicos – hospitalares. Outros cenários que se despontam é a sua atuação em serviços de auditoria em saúde e atenção domiciliar.
- Área de Pesquisa
A pesquisa, com a busca de novos conhecimentos nas áreas técnica, tecnologia e humana nos diversos cenários do cuidar, é uma atividade que cresce na Enfermagem, contribuindo para o desenvolvimento do saber dessa profissão, como ciência voltada para o cuidado.
Duração
5 anos
Formação
Bacharelado
Curso Reconhecido
pelo MEC
Processo Seletivo
Vestibular Online ou Presencial
5 dias
por semana na faculdade
presencial
Mensalidade
de R$ 903,73 por *R$ 451,87
Inscreva-se!
Escolha uma das formas de entrada
5 dias
por semana na faculdade
presencial
Mensalidade
de R$ 980,00 por *R$ 490,00
4 dias
por semana na faculdade
presencial
Você estuda 4 dias da semana na faculdade e 1 dia a distância de onde quiser.
Mensalidade
de R$ 980,00 por *R$ 392,00
A Versão Premium é a oportunidade de você ter imersão total, ou seja, muito mais profundidade no conhecimento, com maior carga horária e diversas atividades extras. Tudo isso para você ir mais fundo em seus sonhos e nos resultados.
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM PREMIUM
Turno de Oferta: Integral
Carga Horária de Integralização: 6.067 horas
Regime: Semestral
Nº mínimo de semanas letivas: 20
Nº mínimo de dias letivos semanais: 05
Nº mínimo de dias letivos semestrais: 100
Tempo de integralização: Mínimo (5 anos) Máximo (7,5 anos)
1. Carga Horária Total do Curso muito maior, para ser cursada em período integral.
2. Carga Horária de Estágio maior o que possibilita o aluno experenciar de forma mais aprofundada.
3. Práticas de Extensão em focadas nas evoluções de mercado e gestão 4.0.
4. Disciplinas Inovadoras para uma graduação que geralmente são ofertadas apenas em cursos de especialização.
5. Seminários Integradores: desde o início e até o final do curso, esse espaço é dedicado a integrar as disciplinas que são lecionadas no período. Farão o elo da teoria com a prática e do básico com o profissionalizante mais no início do curso.
6. Projetos Integradores – PIN: são projetos que trabalham conteúdos transversais e fundamentais à formação de um profissional consciente e de um cidadão atuante.
7. Disciplinas Eletivas: são disciplinas que trazem um conhecimento que está sendo debatido naquele momento e que contribuirão com a formação do aluno de forma a torná-lo atualizado, já dentro do curso.
8. Trabalho de Conclusão de Curso- TCC em forma de artigo cientifico sob a orientação de um professor que acompanhará de perto o aluno. Ele terá seu artigo publicado no periódico ou no repositório de artigos da faculdade dependendo da avaliação do mesmo. Portanto, o aluno já sai da faculdade como autor de artigo científico publicado.