Desde muito jovem, Júlia das Graças Santos Urbano Rezende já sabia qual caminho desejava seguir. Atualmente estudante do 4º período de Direito na Faculdade Funam, ela transforma sua paixão por justiça em motivação diária. Nesta edição do quadro “Aluno em Foco”, Júlia compartilha os motivos por trás da escolha do curso, suas descobertas acadêmicas, sonhos para o futuro e a paixão pela área criminal.
1. O que motivou a escolha desse curso?
“O que me motivou a escolher o curso de Direito foi o fato de ser o meu sonho, algo que eu sempre idealizei e desejei cursar. Sempre tive certeza de que era isso que eu queria para a minha vida, por isso não hesitei em iniciar o curso assim que tive idade e oportunidade.”
2. O que mais lhe agrada no curso?
“O que mais me agrada no Direito é o fato de devolver a dignidade àqueles que necessitam, de ajudar pessoas e garantir que seus direitos não sejam retirados ou renegados. A experiência que mais me interessa são os júris; estar ali para defender e argumentar em favor de alguém é algo que me motiva muito.”
3. Quais foram as principais mudanças em sua vida após o ingresso na graduação?
“A principal mudança foi a minha forma de enxergar a realidade dos fatos, de ver as situações por uma perspectiva que eu não tinha antes de ingressar no curso. Aprendi que todos merecem defesa, que todos são dignos e merecem ser ouvidos e ajudados.”
4. Já possui interesse em alguma especialização ou área específica de atuação?
“Tenho interesse em seguir na área do Direito Penal, pois essa área me toca de uma forma especial. Antes mesmo de entrar na faculdade, já me imaginava sendo uma advogada criminalista, e pretendo fazer uma pós-graduação em Direito Penal para me aprofundar ainda mais.”
5. Existe algum professor ou profissional que lhe inspira? Por quê?
“No momento, não consigo citar um professor ou profissional específico que me inspire, pois há muitos profissionais incríveis no mundo atualmente.”
6. Quais são seus planos e objetivos para o futuro?
“No futuro, pretendo advogar, ser reconhecida pelo meu trabalho e tornar-me uma referência na área do Direito Penal. Também desejo lecionar sobre o tema, ser professora na área, mudar de cidade para alcançar patamares maiores e ter um escritório que abranja não só a área Penal, mas também outros ramos do Direito.”
Júlia é exemplo de como o sonho, quando aliado à dedicação, pode moldar não apenas uma carreira, mas também um propósito de vida. Com planos de atuar como advogada criminalista e também lecionar no futuro, ela segue determinada a construir um legado de justiça e transformação social, representando com orgulho os valores da Faculdade Funam.
Débora Maia – Ascom Funam