Técnico em Contabilidade
- Matutino
- 800h
- 12 meses
- Presencial
O Curso
Dentro das atribuições de um técnico em contabilidade está efetuar a escrituração de atos e fatos administrativos e lançamentos contábeis em geral; Executar o controle financeiro dos contratos e/ou projetos. Classificar e conferir os documentos de natureza financeira e contábil e ainda preparar as guias para o recolhimento de tributos, taxas e depósitos e consignações.
Objetivos
Capacitar o aluno para obter uma visão global da área contábil, bem como qualificá-lo a exercer a função de Técnico em Contabilidade com eficiência e ética.
- Formar um profissional-cidadão, capaz de articular teoria à prática, demonstrando conhecimentos, competências, habilidades e atitudes para o desenvolvimento das atividades inerentes à área contábil.
- Promover a formação para o exercício da função com competência e plena consciência da responsabilidade ética assumida perante a sociedade e, em especial, junto às legítimas organizações que a integram;
- Conduzir a obtenção de conhecimentos e o título de Técnico em contabilidade
- Direcionar o desenvolvimento de trabalhos ligados à área financeira como elaboração de relatórios contábeis, orçamentos e cálculos tributários e financeiros, bem como à compreensão do contexto.
- Proporcionar condições para o desenvolvimento da capacidade crítico- reflexivo, associada a valores éticos, sociais e culturais que edificam e consolidam o perfil profissional do Técnico em Contabilidade indispensável ao exercício das atividades profissionais;
- Possibilitar ao educando acesso ao conhecimento teórico e desenvolvimento de habilidades técnicas indispensáveis para o exercício da profissão;
- Atuar em processos administrativos de pequenas e médias empresas, bem como em seu próprio negócio;
- Executar atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção e controladoria;
- Observar procedimentos operacionais da empresa e a legislação pertinente;
- Exercer atividades com espírito empreendedor;
- Executar de forma eficiente trabalhos em equipe promovendo a boa relação e gestão de pessoas;
- Permitir o aprendizado relativo à execução das funções ligadas a produção;
- Valorizar a formação para a ação de forma ética no ambiente de trabalho e na sociedade;
- Agir com responsabilidade social e com conhecimento dos aspectos humanos envolvidos no trabalho em equipe, para atingir a qualidade requerida no exercício da profissão.
O Curso Técnico em Contabilidade visa formar profissionais com competências técnicas e científicas, e com capacidade de relacionamento humano, habilitados a compreender e aplicar as técnicas contábeis, auxiliando a gestão das organizações.
- Executar processos administrativos e contábeis.
- Classificar documentos contábeis, fiscais e não fiscais.
- Calcular tributos federais, estaduais e municipais.
- Prestar atendimento à fiscalização e apresentar documentos, livros e relatórios contábeis.
- Elaborar planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais e de amortização dos valores imateriais.
- Ordenar os fatos contábeis por débito e crédito.
- Apurar haveres, direitos e obrigações legais.
- Desenvolver dia a dia a sua capacidade empreendedora e de iniciativa, buscando as alternativas e as oportunidades de trabalho, em diversos setores na empresa em que atua, ou na condução do seu próprio negócio.
- Compreender, de maneira global, do processo produtivo da empresa em que
- Desenvolver o dinamismo, a flexibilidade e a proatividade para atuar nas diferentes situações presentes no ambiente organizacional, dentro e fora da
- Ter o posicionamento profissional, a comunicação, o relacionamento interpessoal, intercultural, de forma a prestigiar o diagnóstico e desenvolvimento do cenário organizacional;
- Usar as tecnologias da informação com vistas a agilizar o acesso às informações, otimizar e qualificar os processos operacionais e decisórios nos diversos níveis da organização.
- Incentivar à inovação, à criatividade e à mudança no processo produtivo e serviços prestados pela
- Desenvolver as habilidades de negociação e de atendimento ao cliente para melhorias contínuas dos processos e das equipes.