- Cursos
CURSOS TÉCNICOS
PÓS-GRADUAÇÃO
- Institucional
Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco
- Acadêmico
ACADÊMICO
Bibliotecas Integradas
SECRETARIA
- Pesquisa
PESQUISA
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
- Extensão
- Atendimento
- Área do Aluno
Técnico em Serviços Jurídicos
- Matutino
- 800h
- 12 meses
- Presencial
O Curso
O curso técnico em Serviços Jurídicos é uma qualificação para atuar nas rotinas administrativas e nos procedimentos de gestão do segmento jurídico. Assim, ele qualifica profissionais de apoio a advogados, a analistas jurídicos, a consultores dentre outros.
Objetivos
O objetivo principal do curso Técnico em Serviços Jurídicos é formar profissionais para atuação e execução de serviços de apoio técnico administrativo e de suporte em escritórios de advocacia, auditoria jurídica, recursos humanos e em departamentos administrativos de organizações públicas e/ou privadas.
- atuar em escritórios de advocacia, escritórios de auditoria jurídica, cartórios, setor de recursos humanos e departamentos administrativos de empresas privadas e instituições públicas, executando serviços de apoio técnico-administrativo e de suporte;
- gerenciar e arquivar processos e documentos técnicos;
- interpretar recursos e ações judiciais;
- analisar e interpretar legislação e determinações judiciais relativas a processo civil e processo penal;
- cumprir as determinações legais e judiciais;
- lavrar autos, autuar processos e proceder registros;
- expedir mandados, traslados, cartas precatórias e certidões;
- prestar atendimento ao público;
- cuidar da integridade física dos autos e demais documentos, guardando segredos de justiça quando determinado.
- Compreender as bases conceituais dos princípios humanísticos e éticos; das relações interpessoais; comunicação e informação, princípios e métodos da ciência, tecnologia e processo de trabalho;
- Compreender os conceitos centrais envolvidos na prática profissional do técnico em suas múltiplas dimensões: sociais, econômicas, culturais, políticas, antropológicas, psicológicas, sociológicas;
- Acessar, selecionar e manejar informações;
- Identificar, analisar e interpretar os problemas presentes no ambiente de trabalho;
- Buscar, selecionar e integrar os conhecimentos necessários para as soluções dos problemas;
- Utilizar a metodologia científica na aquisição e na produção do conhecimento;
- Utilizar o raciocínio investigativo para a compreensão dos problemas e tomada de decisões;
- Dominar técnicas concernentes para a produção e aplicação do conhecimento;
- Elaborar procedimentos na área de atuação profissional;
- Utilizar apropriadamente as técnicas, instrumentos, procedimentos e outros recursos tecnológicos aplicados na prática profissional;
- Utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade;
- Participar de equipes de trabalho da sua área de competência;
- Atuar como responsável pelo bom andamento das atividades no ambiente de trabalho de acordo com os princípios éticos e morais da sociedade.
- Classificar, reproduzir, pesquisar, conservar, arquivar documentos e autos, visando a integridade física, a segurança quanto às informações contidas nos processos, possibilitando controle, consulta e a entrada e saída de materiais diversos;
- Gerenciar livros, guias e documentos para arquivo;
- Garantir a integridade física dos autos e demais documentos e zelar pela guarda dos processos e dos prontuários respectivos;
- Demonstrar capacidade de verificação de regularidade dos documentos;
- Prestar atendimento ao público com qualidade e eficiência;
- Utilizar-se de equipamentos e programas de informática executando tarefas e aplicando os conhecimentos tecnológicos para o processamento e organização das informações processuais;
- Identificar a importância do planejamento e organização de sistemas específicos de controles internos;
- Redigir correspondência e documentação técnica e oficial (ofícios, cartas comerciais, requerimentos, pautas e atas de reunião, relatório de atividades administrativas, entre outros);
- Executar atividades de auxílio no suporte técnico nas áreas financeiras, de secretariado, tecnologia da informação, recursos humanos, e demais demandas relacionadas à atividade jurídica, interagindo inclusive com a área administrativa;
- Manter contato com clientes e parceiros profissionais via e-mail ou correspondência, objetivando informar-lhes do andamento de seus respectivos processos;
- Utilizar procedimentos de execução de determinações administrativas, aplicando legislação pertinente;
- Acompanhar e auxiliar na execução dos procedimentos oriundos de determinações judiciais;
- Manter registro de processos e alimentar o sistema com informações a respeito de seus andamentos;
- Controlar prazos dos clientes do escritório ou departamento jurídico;
- Auxiliar na elaboração de cálculos judiciais;
- Auxiliar no cumprimento das determinações dos prazos processuais e informar o profissional competente a respeito dos prazos;
- Registrar as petições iniciais distribuídas pelo escritório ou departamento jurídico.
- Registrar e acompanhar os andamentos processuais;
- Registrar e organizar a devolução dos processos aos fóruns;
- Registrar memorandos internos e comunicados destinados à uniformização de condutas que possam assumir relevo jurídico;
- Escriturar livros de registros de documentos jurídicos e/ou administrativos, além de livros de registros de ocorrências;
- Expedir relatórios sobre andamentos processuais;
- Redigir e expedir relatórios sobre pesquisas de jurisprudência e de doutrina;
- Expedir recibos de pagamento de honorários;
- Auxiliar na elaboração de contratos de prestação de serviços;
- Operacionalizar o trâmite de documentos gerenciais e de informação técnico- administrativa;
- Auxiliar na elaboração de memorandos destinados aos mais variados departamentos de empresas privadas ou órgãos públicos, objetivando dar publicidade a normas internas e uniformizar condutas que possam ter reflexos jurídicos;
- Cooperar e interagir com a área jurídica, aprimorando os meios de controle de tarefas e prazos e dando suporte à diretoria jurídica e aos clientes;
- Trabalhar sob a supervisão direta de advogado/supervisor jurídico, gerente de recursos humanos e/ou financeiro/contábil ou diretor de cartório judicial/extrajudicial;
- Analisar métodos e instrumentos de propagação de atos processuais por meios convencionais e por meios eletrônicos;
- Analisar determinações judiciais relativas aos juizados especiais cíveis, criminais e de mediação, de acordo com sua natureza, sua finalidade e sua exequibilidade;
- Planejar, executar e acompanhar projetos da área jurídica;
- Utilizar os princípios do Direito;
- Desenvolver, preparar e realizar processamentos técnicos e expedientes administrativos que se fizerem necessários sob orientação do profissional competente;
- Utilizar-se da informação de forma responsável atendendo os objetivos do Direito;
- Utilizar a terminologia das áreas jurídica, judiciária e administrativa.
- Iniciativa, apresentando disposição de iniciar e/ou propor ações para resolução de problemas, aperfeiçoamento e melhoria dos serviços realizados antes que elas sejam ordenadas;
- Autonomia, demonstrando capacidade de decisão e resolução de problemas de forma crítica e eficaz;
- Atenção, apresentando capacidade de seleção, foco e percepção de estímulos e informações;
- Capacidade de trabalhar em equipe, demonstrando espírito de coletividade e cooperação, respeito às diversidades e abertura democrática ao diálogo.