Técnico em Serviços Jurídicos

O Curso

O curso técnico em Serviços Jurídicos é uma qualificação para atuar nas rotinas administrativas e nos procedimentos de gestão do segmento jurídico. Assim, ele qualifica profissionais de apoio a advogados, a analistas jurídicos, a consultores dentre outros.

Objetivos

O objetivo principal do curso Técnico em Serviços Jurídicos é formar profissionais para atuação e execução de serviços de apoio técnico administrativo e de suporte em escritórios de advocacia, auditoria jurídica, recursos humanos e em departamentos administrativos de organizações públicas e/ou privadas.

  • atuar em escritórios de advocacia, escritórios de auditoria jurídica, cartórios, setor de recursos humanos e departamentos administrativos de empresas privadas e instituições públicas, executando serviços de apoio técnico-administrativo e de suporte;
  • gerenciar e arquivar processos e documentos técnicos;
  • interpretar recursos e ações judiciais;
  • analisar e interpretar legislação e determinações judiciais relativas a processo civil e processo penal;
  • cumprir as determinações legais e judiciais;
  • lavrar autos, autuar processos e proceder registros;
  • expedir mandados, traslados, cartas precatórias e certidões;
  • prestar atendimento ao público;
  • cuidar da integridade física dos autos e demais documentos, guardando segredos de justiça quando determinado.
  • Compreender as bases conceituais dos princípios humanísticos e éticos; das relações interpessoais; comunicação e informação, princípios e métodos da ciência, tecnologia e processo de trabalho;
  • Compreender os conceitos centrais envolvidos na prática profissional do técnico em suas múltiplas dimensões: sociais, econômicas, culturais, políticas, antropológicas, psicológicas, sociológicas;
  • Acessar, selecionar e manejar informações;
  • Identificar, analisar e interpretar os problemas presentes no ambiente de trabalho;
  • Buscar, selecionar e integrar os conhecimentos necessários para as soluções dos problemas;
  • Utilizar a metodologia científica na aquisição e na produção do conhecimento;
  • Utilizar o raciocínio investigativo para a compreensão dos problemas e tomada de decisões;
  • Dominar técnicas concernentes para a produção e aplicação do conhecimento;
  • Elaborar procedimentos na área de atuação profissional;
  • Utilizar apropriadamente as técnicas, instrumentos, procedimentos e outros recursos tecnológicos aplicados na prática profissional;
  • Utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade;
  • Participar de equipes de trabalho da sua área de competência;
  • Atuar como responsável pelo bom andamento das atividades no ambiente de trabalho de acordo com os princípios éticos e morais da sociedade.
  • Classificar, reproduzir, pesquisar, conservar, arquivar documentos e autos, visando a integridade física, a segurança quanto às informações contidas nos processos, possibilitando controle, consulta e a entrada e saída de materiais diversos;
  • Gerenciar livros, guias e documentos para arquivo;
  • Garantir a integridade física dos autos e demais documentos e zelar pela guarda dos processos e dos prontuários respectivos;
  • Demonstrar capacidade de verificação de regularidade dos documentos;
  • Prestar atendimento ao público com qualidade e eficiência;
  • Utilizar-se de equipamentos e programas de informática executando tarefas e aplicando os conhecimentos tecnológicos para o processamento e organização das informações processuais;
  • Identificar a importância do planejamento e organização de sistemas específicos de controles internos;
  • Redigir correspondência e documentação técnica e oficial (ofícios, cartas comerciais, requerimentos, pautas e atas de reunião, relatório de atividades administrativas, entre outros);
  • Executar atividades de auxílio no suporte técnico nas áreas financeiras, de secretariado, tecnologia da informação, recursos humanos, e demais demandas relacionadas à atividade jurídica, interagindo inclusive com a área administrativa;
  • Manter contato com clientes e parceiros profissionais via e-mail ou correspondência, objetivando informar-lhes do andamento de seus respectivos processos;
  • Utilizar procedimentos de execução de determinações administrativas, aplicando legislação pertinente;
  • Acompanhar e auxiliar na execução dos procedimentos oriundos de determinações judiciais;
  • Manter registro de processos e alimentar o sistema com informações a respeito de seus andamentos;
  • Controlar prazos dos clientes do escritório ou departamento jurídico;
  • Auxiliar na elaboração de cálculos judiciais;
  • Auxiliar no cumprimento das determinações dos prazos processuais e informar o profissional competente a respeito dos prazos;
  • Registrar as petições iniciais distribuídas pelo escritório ou departamento jurídico.
  • Registrar e acompanhar os andamentos processuais;
  • Registrar e organizar a devolução dos processos aos fóruns;
  • Registrar memorandos internos e comunicados destinados à uniformização de condutas que possam assumir relevo jurídico;
  • Escriturar livros de registros de documentos jurídicos e/ou administrativos, além de livros de registros de ocorrências;
  • Expedir relatórios sobre andamentos processuais;
  • Redigir e expedir relatórios sobre pesquisas de jurisprudência e de doutrina;
  • Expedir recibos de pagamento de honorários;
  • Auxiliar na elaboração de contratos de prestação de serviços;
  • Operacionalizar o trâmite de documentos gerenciais e de informação técnico- administrativa;
  • Auxiliar na elaboração de memorandos destinados aos mais variados departamentos de empresas privadas ou órgãos públicos, objetivando dar publicidade a normas internas e uniformizar condutas que possam ter reflexos jurídicos;
  • Cooperar e interagir com a área jurídica, aprimorando os meios de controle de tarefas e prazos e dando suporte à diretoria jurídica e aos clientes;
  • Trabalhar sob a supervisão direta de advogado/supervisor jurídico, gerente de recursos humanos e/ou financeiro/contábil ou diretor de cartório judicial/extrajudicial;
  • Analisar métodos e instrumentos de propagação de atos processuais por meios convencionais e por meios eletrônicos;
  • Analisar determinações judiciais relativas aos juizados especiais cíveis, criminais e de mediação, de acordo com sua natureza, sua finalidade e sua exequibilidade;
  • Planejar, executar e acompanhar projetos da área jurídica;
  • Utilizar os princípios do Direito;
  • Desenvolver, preparar e realizar processamentos técnicos e expedientes administrativos que se fizerem necessários sob orientação do profissional competente;
  • Utilizar-se da informação de forma responsável atendendo os objetivos do Direito;
  • Utilizar a terminologia das áreas jurídica, judiciária e administrativa.
  • Iniciativa, apresentando disposição de iniciar e/ou propor ações para resolução de problemas, aperfeiçoamento e melhoria dos serviços realizados antes que elas sejam ordenadas;
  • Autonomia, demonstrando capacidade de decisão e resolução de problemas de forma crítica e eficaz;
  • Atenção, apresentando capacidade de seleção, foco e percepção de estímulos e informações;
  • Capacidade de trabalhar em equipe, demonstrando espírito de coletividade e cooperação, respeito às diversidades e abertura democrática ao diálogo.

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