Professores e equipe pedagógica da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco-FACFUNAM e do Colégio Funam participaram de um treinamento sobre a elaboração de avaliações nos moldes estabelecidos pelo Núcleo de Avaliação e Qualidade Estratégica Nacional-NAQUE.

A capacitação foi ministrada pela professora de Língua Portuguesa, Nely Rachel Lauton, responsável pelo treinamento de docentes da Plataforma Norte da Funorte (Montes Claros, Janaúba, Januária e Pirapora). A educadora afirma que as avaliações estabelecidas por esses parâmetros são extremamente benéficas para os alunos “O discente que responde com desenvoltura essas questões está preparado para quaisquer concursos, entre eles: OAB e ENADE”. Nely acrescenta que o desenvolvimento cognitivo, criticidade e capacidade de argumentação são aguçados por meio do domínio da resolução dos problemas expostos nas avaliações.

Os professores de toda a Rede Funorte participam constantemente das ações propostas pelo Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) e Programa de Docentes Gestores (PDG). A capacitação realizada na Funam teve um enfoque especial nos docentes recém-agregados ao quadro. Perssew Moreira, professor do Curso de Engenharia Civil declara que o treinamento enriqueceu seus conhecimentos sobre a elaboração de avaliações “Trabalhar com contextos, situações reais ou similares ao cotidiano. Isso obriga o estudante a aplicar aquilo que foi ensinado”, afirma. “A professora Nely tem uma didática impar e conseguiu nos passar a forma correta de elaborar as avaliações” frisa o professor do Curso de Direito, Leandro Chamone, ao exaltar a capacitação. “Uma formação sólida depende de uma verificação da aprendizagem eficiente”, acrescenta.