Vivemos em tempos, no qual o excesso de informações e tarefas tende a reduzir o espaço para reflexões e pensamentos mais profundos. Ciências como a Filosofia e a Sociologia, que por sua vez incentivam a argumentação, a  leitura e a eterna busca de respostas, tal qual, a compreensão das relações dos indivíduos com a sociedade são fundamentais. A FUNAM tem em seu quadro de professores, Hermes Ramos da Rocha.

Hermes é graduado em Ciências da Religião pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, Teologia pelo Centro Universitário Izabella Hendrix e História pela Universidade de Franca. Sua formação ampla atrelada à cordialidade similar a de um lorde inglês fazem do professor Hermes um exímio e raro profissional.

O estudo das obras de Marx, Durkheim e Weber e a reflexão sobre temas importantes como: racismo e violência doméstica dividem espaço com a análise de filmes e obras de arte nas aulas do professor Hermes. O estímulo ao pensamento criativo são parâmetros em suas práticas docentes. “Ser um facilitador da busca incessante do conhecimento e levar os alunos a brilharem como estrelas no universo do saber é gratificante”, afirma .

Ser educador é muito mais do que uma profissão. É um nobre oficio, uma missão de vida. Serenamente o professor Hermes elenca alguns requisitos e o que o motiva em sua trajetória “A  Vocação, a paixão e o compromisso para ensinar e inculcar nos alunos o caminho do conhecimento”.