Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica

O Curso

Objetivo Geral: Possibilitar aos profissionais farmacêuticos adquirir conhecimentos e habilidades plenas para o desenvolvimento de ações com foco no usuário do medicamento, para que alcance os resultados positivos dos medicamentos, atuando em empresas privadas e públicos, no âmbito da farmácia e drogaria, farmácia hospitalar, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento ao consumidor de indústrias farmacêuticas, em programas de fármaco vigilância, em programas de desenvolvimento de medicamentos genéricos, em programas de monitoração terapêutica em hospitais e laboratórios de análises clínicas, além de programas de Segmento de pacientes.

Objetivos específicos:

• Capacitar os profissionais farmacêuticos de acordo com as atribuições descritas na RES.CFF 585/2013;
  • Formar profissionais capazes de estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente, realizando individual ou com outros membros da equipe de saúde intervenções farmacêutica;
  • Oferecer conhecimentos de fisiopatologia e farmacoterapia de várias doenças, para que o profissional farmacêutico garanta um tratamento farmacoterapêutico correto e seguro para o paciente;
  • Prover através da simulação realística, habilidades para a consulta farmacêutica em consultório farmacêutico ou em outro ambiente adequado.
  • Capacitar os profissionais para realizarem solicitação de exames de acordo sua competência profissional, como também avaliar resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente e monitorar níveis terapêuticos de medicamentos, por meio de dados de farmacocinética clínica.

Público alvo: Graduados em Farmácia.

Período e periodicidade: As aulas serão ministradas nos sábados e domingos, mensalmente.

Carga horária: 400 horas

Conteúdo programático:

Módulos:

• Fisiologia Humana Aplicada na Clínica Farmacêutica;
  • Farmacologia Clínica Farmacocinética Clínica;
  • Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica: Ferramentas para Implantação e Aspectos Legais;
  • Planejamento Estratégico e Gestão De Pessoas no Setor Clínico;
  • Semiologia Farmacêutica, Comunicação Interpessoal e Boas Práticas na Prescrição Farmacêutica;
  • Desenvolvimento e Metodologia da Pesquisa Científica;
  • Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;
  • Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia na Atenção Farmacêutica;
  • Fisiopatologia, Farmacoterapia e Cuidados do Farmaceutico Clínico em Doenças Mentais;
  • Fisiopatologia e Farmacoterapia de Doenças Do Sistema Cardiovascular;
  • Fisiopatologia e Farmacoterapia de Doenças Gastro-Intestinais;
  • Fisiopatologia e Farmacoterapia em Doenças Endrócrinas;
  • Trabalho de Conclusão De Curso – Projeto Aplicativo;
  • Fisiopatologia e Farmacoterapia em Doenças Respiratóras;
  • Manejo Clínico na Antibioticoterapia;
  • Farmacoterapia e Cuidados do Farmacêutico Clínico com o Idoso;
  • Cuidados do Farmacêutico Clínico ao Paciente Oncológico;
  • Cuidados do Farmacêutico Clínico com a Criança e o Adolescente;
  • Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica;
  • Simulação Realistica / Consultório e Prescrição Farmacêutica em Drogaria e Farmácias Comunitárias ;
  • Estágio;
  • Apresentação Do Projeto Aplicativo Terapeutico/Banca Examinadora.

Coordenação curso:

Profª. Eurislene Moreira Antunes Damasceno
Mestre em Cuidado Primário pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Doutorando em Ciências da Saúde Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Profº. Felipe Queiros Alvarenga
Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Contato:

Email: posgraduaçã[email protected]
Telefone: (38) 2101-9488/ (38) 98424-0608

CONHEÇA NOSSA POLITICA DE DESCONTOS.
MATRICULAS ABERTAS.

Especialização