(38)3743-9350
(38)99893-8608

Professor Nota 10- Eneida


“Simplicidade é a tônica de toda verdadeira elegância”. Essa frase da teoria minimalista e revolucionária da icônica estilista francesa, Coco Chanel, tem duas palavras que podem ser usadas para resumir um pouco a personalidade da nossa perfilada. Simplicidade e Elegância. A FACFUNAM tem em seu quadro de docentes, Eneida Alves de Araujo Nunes. Uma professora Nota 10.

A bacharel em Direito e especializada em LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, chegou à FUNAM em 2017. No curso de Administração ministrou a disciplina Noções do Direito. Com a implantação da Escola de Direito em Pirapora, Eneida levou seus conhecimentos aos futuros juristas no campo da Introdução ao estudo do  Direito e Direito Constitucional I . 

O professorado é um assunto tratado por Eneida com conceitos e reflexões profundas “Todas as experiências na docência são significativas, desde as mais prazerosas às conflitantes. Na educação o processo de ensinagem é cativante, emocionante, edificante, porque além de construirmos o conhecimento, construímos pessoas. A educação é a mola propulsora para despertar, provocar, transformar e encantar o outro”. A  leitora de Aristóteles, Kant, Santo Tomás de Aquino, Clóvis de Barros Filho e admiradora dos colegas de magistério e também filósofos, Samuel Silva e Moebus, segue filosofando sobre seu ofício “Tudo me emociona, desde o início, os olhares tímidos, o silêncio... depois a percepção do aluno (o ser sem luz) que aos poucos vai despertando, vai se colocando, clareando, ampliando sua mente e horizonte. O que mais me encanta?  O humano.”

O cotidiano da mestra é pautado pela já citada simplicidade. Eneida, ao contrário de Lígia - musa do Maestro Antonio Carlos Jobim. Gosta de chuva e gosta de sol. Adepta a passeios no campo, cheiro de mato, cavalgadas, caminhos de terra ou asfalto - Estrada é com ela mesmo. “Amo estar com minha família, amigos, pessoas que me fazem bem. Uma boa conversa acompanhada de um cafezinho coado”. A também estudante do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, não dispensa uma roda de violão, ouvir e cantar boa música. Resumindo “Amo estar com gente, gente como a gente!”, afirma. 

A inesgotável estima dos mestres para com os discípulos torna o ato educativo muito mais do que instrucional como bem exemplifica as palavras da professora Eneida “ Estude, estude, estude muito, leia muito, busque, tudo depende só de você! Mas antes de tudo, seja você, seja pleno ou complete-se com muito amor, ética, simplicidade, bondade, bons pensamentos, boas ações, gentileza sempre. Tudo o que fizer, faça com dedicação e amor”  


Publicada em: 12/08/2021
Tags: