Professor Nota 10- Domingas Elizabete

A mulher é uma administradora por essência, seja na resolução de problemas domésticos familiares, demandas profissionais  ou até mesmo em situações comerciais ou diplomáticas delicadas. A mulher por ter essa natureza multifacetada representa vários papéis no teatro chamado Vida. A FACFUNAM tem em seu quadro de professores, Domingas Elizabete Pereira dos Santos, uma dessas mulheres que dialogam determinação e ternura.

Bacharel em Administração pela Faculdade Arquidiocesana de Curvelo, Domingas também é Mestre em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído pela  Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro. Essa excepcional formação é transmitida aos acadêmicos em disciplinas como: Fundamentos da Administração, Teoria Geral da Administração, Empreendedorismo e Orientação de TCC. A nobre função de educadora é enaltecida por Domingas “A possibilidade abrir novas perspectivas para o aluno me encanta, a contribuição no desenvolvimento profissional e pessoal é realmente uma motivação”,afirma.

O leque de influências e lideranças femininas citadas por Domingas é extenso e diverso desde a polêmica e liberal concubina do Imperador Dom Pedro II, a Condessa de Barral, passando por Margaret Thatcher,Oprah Winfrey, Dona Zilda Arns, a empresária Luiza Helena Trajano e Santa Dulce dos Pobres. Mulheres com origens,nacionalidades,gerações e personalidades distintas, tendo em comum um propósito maior. A dedicação ao coletivo. Doação é outro atributo muito propenso ao sexo feminino.

Indagada sobre as dores e as delícias em ser mulher, Domingas mais uma vez mostra demonstrações aguçadas de lucidez e sensibilidade “A diferença social a que ainda somos impostas, salários menores que os dos homens, no qual cargos de alta hierarquia mulheres raramente ocupam” ,salienta a questão do machismo estrutural da sociedade. A situação muda ao falar da maternidade “Ser mãe nos diferencia, engrandece e empodera. O processo de gerar vidas nos faz fortes e sensíveis, é tenso e intenso. Esses sentimentos são tão fortes e ao mesmo antagônicos”,relata emocionada.

Publicada em: 10/03/2020
Tags: