Professor Nota 10 - Evelyn Pinheiro

Uma professora que inspira seus alunos com arte e Libras!

Comecei nesta área de Libras porque tenho uma irmã surda e a necessidade de me comunicar com ela me fez aprender a Língua de Sinais, trabalho há 9 anos como intérprete de Libras”. A professora Evelyn Pinheiro dos Santos Mendes é formada em Letras-Português, graduando-se em Letras/ Libras, pós-graduada em ensino e interpretação de Libras e Educação Especial e Inclusiva, atualmente é professora de Libras no curso de Educação Física da Faculdade Funam.

Para a professora Evelyn, aprender a Língua Brasileira de Sinais oportuniza conhecer melhor a comunidade surda. Também faz com que seja possível entender o seu cotidiano, desenvolvendo mais empatia em todas as situações. É de grande relevância que se estude Libras porque a comunidade surda e a sociedade precisam de mais profissionais habilitados para atuar nesse ramo.

A Libras pode ter sua função inclusiva potencializada se a sociedade, como um todo, tiver consciência da importância de se aprender essa língua. Ela é o segundo idioma oficial do Brasil e tem sido vista como um aprendizado valioso para a população.

A maior motivação da professora Evelyn é despertar nos alunos o desejo de aprender e a curiosidade de conhecer uma nova língua. Despertar neles essa vontade de fazer parte de uma sociedade inclusiva que inclui verdadeiramente, aceita e, acima de tudo, respeita as pessoas com necessidades especiais como cidadãos. “O que mais me agrada na Funam é o ambiente acolhedor, pessoas carismáticas e colaboradores qualificados, a comunicação clara e objetiva, o investimento em alinhamento, cursos, eventos para os professores. Gestores e coordenadores com empatia e habilidade de se comunicar e unir a equipe, isso torna tudo muito satisfatório.”

De acordo com a professora, “O bom educador é aquele que respeita às diferenças, é um mediador de conhecimento, aquele que proporciona ao aluno não só o aprendizado, mas o gosto em adquirir conhecimento, tem consciência da importância de cuidar da aprendizagem dos alunos, domina os conteúdos e repassa de forma clara e prazerosa.” Para a Faculdade Funam, é uma imensa alegria e gratidão em ter uma profissional dedicada e comprometida.

Publicada em: 30/04/2020
Tags: