Professor Nota 10 - Patrick Cláudio Nascimento Valim

O indivíduo deve “saber“ sua realidade, para só então transformá-la, dizia Paulo Freire. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores, pois não só transformam o conhecimento em informação, como também formam pessoas. Por meio de uma educação transformadora, podemos mudar a nossa realidade.

Um bom educador deve colocar uma dúvida na cabeça dos alunos e mostrar-lhes o caminho da solução, estimulando-os a pensar e irem além... construindo o saber, degrau por degrau. Ser um bom educador é tentar ser todos os dias, todas as aulas, um professor melhor, sem acomodações”. Afirma o professor Patrick Cláudio Nascimento Valim, graduado em Ciências Biológicas pela UFJF, especializado Recursos Hídricos e Ambientais e Gerenciamento de Projetos em Recursos Hídricos. O professor Patrick desenvolve um trabalho muito importante para a população de Pirapora, principalmente, nas áreas de Hidrologia, Limnologia e Saneamento Básico e também como professor na Faculdade Funam, ministrando suas aulas nos cursos de Administração e Engenharia Civil.

Para o professor Patrick, a motivação e a inspiração em ser educador vêm da lembrança dos bons professores que teve durante a graduação. Para ser um bom educador, é preciso estar sempre disposto aos estudos, assim, a motivação e a busca pelo conhecimento dar-se-ão por si só. “Um exemplo são os formatos dos TDES – Trabalho Discente Efetivo sistemático, pois me instigam a, cada semestre, realizar uma atividade avaliativa diferente e que seja estimulante aos alunos”, afirma Patrick.

Publicada em: 27/04/2020
Tags: