Dia do Bibliotecário

No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário no Brasil. Data escolhida em homenagem nascimento ao escritor Manoel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do país. A Funam tem como bibliotecária Camila Stringasci Kinoshita, zelosa guardiã no nosso rico acervo.

Há quanto tempo você é Bibliotecária?

19 anos. Sou formada em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga.

Quantos anos na FUNAM?

10 anos. Cheguei aqui em 2010

Qual o diferencial da Biblioteca da FUNAM?

O nosso acervo é todo informatizado,  seguindo as normas da ABNT, procuramos sempre estar com o acervo atualizado, visto que a tendência do acervo virtual é real e já estamos também com a nossa biblioteca virtual ativa.

Seu livro favorito?

A bíblia. Lá encontro tudo o que preciso.

Se fosse indicar um único autor para um aluno qual seria?

Não tem como.. desde os clássicos aos modernos cada um tem a sua essência.

Em sua opinião o que é mais gratificante no ofício de Bibliotecária?

A informação. As bibliotecas são importantes ferramentas no combate às fake news (Notícias Falsas), pois temos a responsabilidade de filtrar a informação e oferecer aos nossos usuários a competência fundamental para perceber o quanto uma notícia é falsa. Este é assunto polêmico. Algumas vezes por desinformação por meio de redes sociais as pessoas disseminam fatos inverídicos.Títulos sensacionalistas,conteúdos estranhos podem ser uma notícia falsa e causar grandes estragos.As bibliotecas são e serão sempre uma fonte de informação segura.

Qual é a sua opinião sobre o futuro da sua profissão?

O futuro da biblioteconomia se desenha como o de qualquer outra profissão, ou seja, na atualização do profissional. Se cativarmos o público agora, a evolução das bibliotecas acontecerá de forma gradual.

Publicada em: 12/03/2020
Tags: