Os acadêmicos do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco- FACFUNAM participaram literalmente de uma Jornada Acadêmica nos dias 3 dias de Jonafes. A programação do evento ofereceu palestras, oficinas e workshops sobre temas variados.

O minicurso e oficina Fisiologia Feminina: emagrecimento e Hipertrofia Muscular, ministrado pela educadora física, Emídia Mascarenhas abordou as particularidades nos exercícios para mulheres e como a musculação pode ser benéfica para problemas como: tensão pré-menstrual, menopausa e osteoporose. A acadêmica Bianca Osório, afirma que modificará algumas práticas profissionais, após alguns conhecimentos adquiridos no Minicurso “Eu já tinha algum conhecimento, mas agora vou ter mais cautela, principalmente nos dias menstruais”.

A Prescrição de Exercícios Físicos nos Distúrbios Posturais foi o tema do minicurso e oficina explanados pelo professor, Mateus Veloso. O docente afirma que o envolvimento dos alunos foi intenso “Tanto na parte teórica quanto prática participação foi muito boa. Ficou um gostinho de quero mais em todos nós”. O que atesta o depoimento de João Paulo Mendes “Interessante ver na prática alguns conteúdos vistos nas disciplinas de Anatomia e Cinesiologia com uma aplicação diferente”, declara.

Os treinamentos mais intensos como: A corrida de Orientação não deixaram os alunos ficar desanimados. O Atleta Assunção Pinto e o Tenente Reis salientam que a corrida de orientação é muito comum em países europeus e aos poucos começa a ser desenvolvida no Brasil, principalmente em treinamentos militares. O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) ofertado pelo professor, Flávio Sobreira é uma tendência nas academias, especialmente as de treinos funcionais. Uma ótima oportunidade para investir em uma futura especialização na modalidade como declaram as acadêmicas, Ednara Carolina,Odaisa Brito e Amanda Fonseca.

A Coordenadora do Curso de Educação Física, Mariana Claudia salienta que o Jonafes foi um evento que superou as expectativas “Os alunos compraram a ideia de adquirir conhecimento, pois os cursos foram totalmente dentro da realidade e aplicáveis na profissão”. A educadora frisa que os professores e palestrantes teceram muitos elogios aos resultados dos acadêmicos na realização  dos exercícios e problemas propostos durantes os cursos.