A Faculdade Educacional Alto Médio São Francisco-FACFUNAM realizou mais uma etapa do Programa de Formação Continuada Docente, na qual os professores e equipe pedagógica recebem constantes capacitações. As Práticas Pedagógicas e Métodos de Pesquisa Cientifica foram os temas expostos na manhã desse sábado, 05 de outubro.

A Supervisora Acadêmica Jaqueline Guimarães fez um retrospecto sobre mudanças significativas que ocorreram na educação nas últimas décadas. Os desafios do docente contemporâneo e o perfil dos estudantes da geração dos smartphones foram temas expostos pela pedagoga “Temos que refletir o todo para analisar nossas práticas enquanto docentes”. A educadora acrescenta “Acredito que as considerações levantadas pelos professores foram muito pertinentes”.

O segundo momento foi destinado a Pesquisa Científica. O Gestor da Pesquisa da Plataforma Norte, Árlen Almeida Duarte fez apontamentos sobre o papel da pesquisa no curso superior e elencou alguns elementos fundamentais para o desenvolvimento dessa prática. “A pesquisa é um item essencial para formação do estudante ao exercitar a capacidade critica e reflexiva dos mesmos”. Àrlen frisa que os levantamentos feitos pelos professores são fundamentais para os planejamentos estratégicos da gestão.

Samuel da Silva afirma que a formação de um professor é ininterrupta e momentos de discussão são sempre edificantes “Nós estamos em um espaço dialético de mudanças. Quanto melhor nos capacitarmos melhor vamos corresponder às demandas que surgirão”. O Programa de Formação Continuada de Professores da FUNAM tem trago resultados concretos, como endossa o Diretor Ivonei Trezena “Preparar os professores para melhores práticas educacionais, faz parte da nossa gestão. O processo educativo é um desafio que exige de todos, a busca pelo aprimoramento contínuo”.

Os professores, gestores e colaboradores da FUNAM participam de constantes formações visando aprimorar e adquirir conhecimentos nas áreas pedagógicas, tecnológicas e de relações humanas.