A Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco FACFUNAM realizou uma Exposição com Projetos Científicos dos Cursos de Educação Física e Engenharia Civil. A ação foi promovida pelo Núcleo de Extensão da instituição e visa aguçar nos acadêmicos técnicas de pesquisas.

A acadêmica de Educação Física, Rafaela Pereira Alves produziu com sua equipe, uma pesquisa sobre os tipos de câncer e sua relação com o sedentarismo, e relata a experiência “Pesquisar esse tema foi de grande importância para nós por ser de utilidade pública e ter uma relação direta com a saúde”, afirma. O trabalho desenvolvido por acadêmicos do 2° período de Educação Física também teve a saúde como tema. De acordo com Luan Galiza, o estudo da Pirâmide Alimentar e sua aplicação correta evitaria muitas doenças “Se as pessoas se alimentarem melhor a qualidade de vida torna-se outra”, salienta o estudante.

O Curso de Engenharia Civil produziu projetos dos mais variados segmentos e a exposição foi feita por meio de banners, maquetes e vídeos. De acordo com a académica Deise Xavier, o protótipo da ponte Ernesto Dornelles foi desenvolvido e adaptado com bases teóricas das disciplinas de Resistência de Materiais, Cálculo IV e Sistema Estrutural II. “Podemos observar na realização desse trabalho os conceitos de tração e compressão, como se calcula uma treliça e tantas outras coisas”.

A coordenadora do Curso de Educação Física, Mariana Cláudia, afirma que a pesquisa é fundamental para os acadêmicos “O curso de Educação Física tem uma carga prática muito extensa, porém as atividades de pesquisa foram muito bem aceitas pelos alunos, inclusive por muitos dos nossos professores serem da área da pesquisa”, frisa. Patrícia Caxito, coordenadora do Curso de Engenharia Civil, relata extrema satisfação com os trabalhos apresentados pelos acadêmicos “Estou encantada com o que foi exposto e com a postura e segurança dos alunos na explanação dos resultados obtidos”, afirma.

A FACFUNAM por meio do Núcleo de Extensão procura desenvolver nos alunos através de atividades práticas, projetos interdisciplinares, eventos e na grade curricular em geral, fundamentação teórica para realização de pesquisas e trabalhos de campo. A tríade Ensino, Extensão e Pesquisa trabalhada pelas metodologias ativas proporcionam aos acadêmicos um aprendizado vivo e atuante.