A Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco- FACFUNAM  realizou o encerramento da 2º edição do Projeto Pirapora na Medida. Ação promovida pelo Núcleo de Extensão e Curso de Educação Física da instituição.

A reunião na quadra da Funam dessa vez foi diferente, um misto de alegria e saudade. A ultima aula dos 2 meses do Projeto Pirapora na Medida, antes da animada Zumba, ofereceu uma exposição de trabalhos científicos realizados pelos alunos do 6º Período sobre os males causados pelo sedentarismo, como: diabetes, osteoporose, câncer entre outros. Esse material foi resultado de pesquisas concretizadas na disciplina de Grupos especiais, ministrada pela professora Tatiana Bastos.

O professor Flávio Sobreira, coordenador do projeto afirma que a ação foi muito satisfatória “Nós colhemos bons frutos, pois os participantes emagreceram, melhoraram a sua qualidade de vida”. O depoimento de Antônia Eva atesta essa afirmação “Eu não gostava de caminhar. Agora eu até corro junto com meu marido”. Dona Antônia ainda acrescenta que os dias que não faz exercícios físicos são mais tristes e agradece ao Projeto Pirapora na Medida pelo fim do seu sedentarismo.

Outro aspecto que recebeu atenção especial no decorrer do projeto foram os cuidados com a alimentação. A nutricionista da FACFUNAM,Emily Chaves frisa que as orientações alimentares transmitidas aos assistidos na ação foram resultados de análises prévias “ O plano alimentar foi repassado em uma palestra master e entregue a todos os participantes”. De acordo com o Psicólogo Edilson Rodrigues a prática dos exercícios físicos propiciou realizações significativas para alguns participantes “Esse envolvimento traz uma nova perspectiva de vida, motivação e o fim de angústias como muitos relataram”.

O acadêmico Frederico Rocha ressalta que o aprendizado é contínuo “Acompanhar caso a caso gera um aperfeiçoamento”, frisa. A coordenadora do Curso de Educação Física da FACFUNAM,Mariana Claudia enaltece as metodologias utilizadas no vitorioso Projeto Pirapora na Medida e o envolvimento de várias disciplinas na ação “Os alunos têm a oportunidade de desenvolver em loco os conhecimentos teóricos adquiridos”. A educadora também destaca outros benefícios notáveis do trabalho “O que me conquista no projeto é ver os alunos atuando sobre coordenação dos professores e o desenvolvimento físico e social dos participantes”.

O Projeto Pirapora na Medida promove qualidade de vida a comunidade piraporense, por meio de atividades físicas orientadas e acompanhamento nutricional e clínico.