(38)3743-9350
(38)99893-8608

Engenharia Civil


Informações Gerais


Modalidade: Educação Presencial

Carga horária mínima: 4340 horas


O Curso


O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas.

Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.


Perfil Profissional


O Engenheiro Civil é o profissional que atua na concepção e elaboração de projetos e planejamento dos diversos tipos de obras de construção civil e nos estudos de sua viabilidade técnica e econômica. Visa ao bem-estar, à proteção ambiental e ao desenvolvimento da sociedade através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa em obras portuárias, estradas, aeroportos, sistema de água e esgoto, edificações, entre outras. O seu trabalho é norteado pelos parâmetros da qualidade, da segurança, da funcionalidade e da economia.


Mercado de Trabalho


O campo de atuação do Engenheiro Civil sempre foi muito amplo. O mercado atual exige a formação de um profissional habilitado a atender obras tão distintas quanto um edifício residencial, uma ferrovia, um aeroporto, uma usina hidrelétrica, uma rede para serviços de telecomunicações ou o sistema de saneamento básico de uma cidade. Por causa desse alto grau de diversidade e complexidade a atividade exige de seus profissionais conhecimentos profundos em áreas como estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento, geotécnica e materiais.


Coordenação


Patrícia Caxito
Email: coord.engenhariacivil@funam.com.br