(38)3743-9350
(38)99893-8608

Educação Física


Informações Gerais



Autorizado pela Portaria Ministerial nº 701 de 01/10/2015

Modalide: Bacharelado

Carga horária: 3920 horas

Duração – 4 Anos

Turno de funcionamento – Noturno


O Curso


O curso de Educação Física Bacharelado é oferecido na Funorte, em Montes Claros e na Funam, em Pirapora. Visa formar promotores da saúde com capacidade física por meio da prática de atividades corporais. O bacharel em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes, academias e ONGs, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no conselho da categoria (Cref). Para lecionar em escolas é necessário o diploma de licenciatura.

Há muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. O aluno aprende, ainda, estatística, administração e economia, além das disciplinas específicas da área. Nas licenciaturas, a partir do terceiro ano, entram no currículo as disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação e práticas pedagógicas. Além do estágio obrigatório, algumas IES exigem uma monografia de conclusão de curso.


Perfil do Profissional


O Bacharel em Educação Física deverá estar apto para analisar de forma criteriosa a realidade social, intervindo através das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, na construção de um estilo de vida mais saudável na comunidade onde atua.
O graduado em Educação Física Bacharel deverá ainda dominar os conhecimentos adquiridos na graduação para intervir profissionalmente orientado por valores sociais, morais, éticos e estéticos com responsabilidade nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e de outros que venham oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
O profissional pretendido pelo curso de Educação Física – Bacharelado deve atender ainda ao perfil:
• Compreender a sua importância no contexto social e comunitário, no sentido de atuar nas diversas camadas da sociedade, na busca da melhoria da qualidade de vida e saúde da população;
• Ser capaz de entender e operacionalizar o empreendedorismo como necessidade básica da atuação profissional, frente aos novos desafios do mercado de trabalho;
• Desenvolver sua habilidade para trabalhar em grupos e equipes multidisciplinares e transdisciplinares, no sentido de direcionar sua atuação profissional em diferentes campos do saber;
• Manter uma postura investigativa e crítica, partindo de seu conhecimento e sua atuação teórico-prática, para o desenvolvimento de pesquisa no seu campo de atuação profissional.


Coordenação



Profa. Mariana Cláudia Pereira Barbosa
Email: coord.educacaofisica@funam.com.br