Acadêmicos do 6º Período do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco realizaram um Trabalho Discente Efetivo Sistemático (TDE’s) na disciplina de Treinamento Esportivo. A ação realizada na quadra da instituição propôs um Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).

O treino de HIIT vem do termo inglês High Intensity Interval Training e, consiste em exercícios aeróbicos realizados em alta intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso. Segundo o professor Flávio Sobreira é o treino da moda, o que aumenta o interesse dos alunos e consequentemente dos estúdios de aprimoramento físico. O docente acrescenta que os benefícios são inúmeros entre eles: o condicionamento cardiorrespiratório e a perda de gordura corporal.

Divididos em equipes, os alunos desenvolveram treinos específicos de HIIT e fizeram a exposição aos colegas. Rodrigo de Jesus Santos afirma que esse tipo de treinamento é instigante “O dinamismo dos exercícios levam o aluno a querer superar os seus limites e buscar maior evolução”. O acadêmico acrescenta que as aulas do professor Flávio propiciam entendimento amplo por alinhar uma linguagem simples e atividades práticas logo após a teoria. Poliana Cardoso declara que os treinos elaborados podem ser feitos em casa, por exemplo, “Por não serem exercícios muito complexos e realizados em poucos minutos, os resultados alcançados podem ser muito satisfatórios”.

As atividades agregadoras do Trabalho Discente Efetivo Sistemático (TDE’s) procuram despertar nos alunos autonomia e leva-los a construção de uma aprendizagem critica e eficiente.