Alunos do Curso Técnico em Eletromecânica da Escola Técnica Alto Médio São Francisco participaram de uma aula prática no laboratório de mecânica da instituição. A ação fez parte da disciplina de Metrologia, ministrada pelo professor Paulo Hernani.

A Metrologia utilizada pelos Eletromecânicos é empregada na medição de peças, parafusos, engrenagens e afins. O conhecimento dessas técnicas é fundamental para a formação de profissionais qualificados para atender o cada vez mais exigente mercado de trabalho.

A utilização do Paquímetro, um instrumento de medição de pequenas distâncias e espessuras foi o principal atrativo da aula, segundo Wilson Lucas dos Santos “Aprendemos o lado correto e como medir as peças com essa ferramenta”. O aluno acrescenta a que após quatro aulas teóricas sobre o tema, a realização das atividades práticas foram muito tranquilas.

Paquímetro

Embora seja um instrumento relativamente simples, existem muito modelos de paquímetros no mercado. Conheça abaixo os principais:

Paquímetro universal: é o mais usado, uma vez que o seu uso é amplo, podendo realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.

Paquímetro universal com relógio: a diferença do modelo anterior é que conta com um relógio acoplado ao cursor para agilizar o trabalho de medição.

Paquímetro com bico móvel: também chamado de basculante, é mais utilizado na medição de peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.

Paquímetro de profundidade: esse modelo serve para medir exclusivamente a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos e outros. Pode ter uma haste simples ou gancho.

Paquímetro duplo: é usado especificamente para medir dentes de engrenagens.