No dia 19 de março, acadêmicos do 3° período do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco-FACFUNAM realizaram uma aula prática no laboratório de Física da Instituição. A ação fez parte da disciplina de Física II, ministrada pelo professor Hugo Almeida.

A lei de Hook, responsável por verificar a deformação de um corpo elástico ao se expandir foi utilizada no experimento por meio de uma mola. De acordo com o acadêmico Celso Cristiano, esse tipo de conhecimento é imprescindível para os engenheiros civis “Nós testamos a elasticidade da mola de acordo com o ângulo de inclinação de uma rampa. Isso pode ser utilizado para analisar o recebimento de uma grande carga de cimento, por exemplo,”.

A experiência que utilizou duas roldanas e um barbante abordou a Energia Potencial Elástica, outro tema da aula. Jessica Rauana Gomes acrescenta que o teste do peso e da deformação da mola evidenciaram os conteúdos teóricos abordados em outras aulas “Ao realizar as experiências, essa em especial, consegui visualizar perfeitamente os cálculos estudados”. Palavras endossadas por Alex Amaral “A teoria parece difícil até o momento que entendemos a experimento”, afirma.

O Curso de Engenharia Civil da FACFUNAM realiza aulas periódicas em laboratórios específicos. Os experimentos práticos são fundamentais para a aquisição e construção de conhecimentos bem fundamentados cientificamente.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *