Acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco-FACFUNAM participaram de uma palestra com o Juiz do Trabalho, Marcelo Palma de Brito. A ação integrou alunos de vários períodos.

O magistrado discorreu sobre Medicina, Saúde e Segurança do Trabalho, com ênfase na engenharia civil. O oficio do engenheiro civil oferece riscos por lidar diretamente com máquinas, demolições, alturas elevadas ou exposição a agentes externos (pó e produtos químicos), tal que são primordiais os conhecimentos sobre as Normas Regulamentadoras-NR. Entre elas a NR 18, especifica para atividades na construção civil. Infelizmente o setor com maior incidência em acidentes de trabalho, de acordo com os órgãos competentes.

Além disso, o engenheiro pode em determinadas ocasiões profissionais ser líder de uma grande equipe de operários e deve zelar pela integridade física dos mesmos, principalmente em relação ao uso correto dos EPI’s( Equipamento de proteção individual).

De acordo com o Dr. Marcelo, a palestra despertou o interesse dos acadêmicos, mesmo abordando muitos termos jurídicos “Foi uma das turmas mais compenetradas e participativas que eu já tive contato”. O acadêmico Renato Pereira de Souza endossa que esse tipo de exposição enriquece muito a disciplina de Segurança do Trabalho “Essa palestra é praticamente a introdução ao tema”. O estudante acrescenta que absorver esses conhecimentos por meio de um profissional que lida diariamente com essas questões agrega muita credibilidade as informações transmitidas.

O Curso de Engenharia Civil da FACFUNAM promove constantemente atividades que possibilitam o contato dos acadêmicos com temas e profissionais renomados. Essas ações aguçam nos estudantes competências positivas, entre elas: a busca de material extracurricular durante a graduação.