Acadêmicos do 5º período do Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco-FACFUNAM realizaram a simulação de um processo de recrutamento e seleção para uma vaga de emprego. A ação fez parte da disciplina de Recursos Humanos I.

Os alunos idealizaram empresas fictícias e após a análise de currículos realizaram as entrevistas com candidatos ao ingresso nas mesmas. O psicólogo e também docente da instituição, Éder Lúcio observou a desenvoltura dos entrevistados e entrevistadores para considerações posteriores. De acordo com Éder, as orientações transmitidas aos alunos atendem as mais renomadas técnicas utilizadas em processos de recrutamento na atualidade.

O acadêmico Vitor de Oliveira afirma que a aula foi de grandes aprendizados “Observamos na prática como se devem comportar os entrevistados e também os entrevistadores, os pontos a serem observados por ambos”. Renan Oliveira frisa que o perfil do recrutador é primordial para o sucesso do processo “Às vezes, ser muito “durão” atrapalha o candidato a se apresentar”, acrescenta.

A professora Érica Freitas acrescenta que o uso de metodologias ativas propicia aos alunos participar e vivenciar na prática a teoria aplicada em sala de aula. “Além de agregar cada vez mais conhecimento essa experiência não visa apenas o mercado de trabalho, mas para a vida”, frisa a educadora ainda sobre as finalidades da atividade.