Hoje é o dia Internacional da Mulher, uma data para celebrar as conquistas femininas e reivindicar direitos ainda negligenciados as mesmas. Patrícia Caxito, Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da FACFUNAM é uma dessas mulheres vitoriosas. A engenheira foi nomeada recentemente como Coordenadora Adjunta Estadual do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG).

Patrícia Aparecida Caxito é Engenheira Civil há 23 anos e sabe as dores e as delícias da profissão. Enquanto profissional, ela já passou por violentas crises econômicas, como a do ano da conclusão de sua graduação em 1995, no qual os investimentos em construções foram reduzidos no país. Dificuldade superada com dedicação e coragem. Características notavelmente abundantes no sexo feminino, a chamada resiliência.

A Engenharia Civil é uma área como tantas outras que proporciona infelizmente menores salários para as mulheres, exceto para os cargos conquistados em concursos públicos. Esse dado reafirma que as colocações de liderança são ainda mais preciosas ao serem ocupadas pelas profissionais femininas. Patrícia sabe da importância social que exerce com cada conquista alcançada “Acredito que todos têm espaço, conquistei o meu”, afirma.

O Diretor Geral da FACFUNAM, Ivonei Trezena afirma que a presença de Patrícia Caxito no CREA engrandece a instituição e o Curso de Engenharia Civil no Estado de Minas Gerais “Ter a oportunidade de ser membro de entidade representante de classe, é um privilégio e, claro, uma conquista importante. Eu não tenho dúvidas, que Patrícia fará jus a tão nobre missão” afirma o gestor. Pedro Almeida, Diretor das Engenharias Funorte, salienta a importância do CREA para os engenheiros “É um órgão primordial para formação e qualidade do trabalho de nós enquanto profissionais”.

Mestranda em Engenharia de Incêndios pela Universidade Santa Úrsula, a também Inspetora do CREA de Pirapora frisa que a educação é uma das maneiras mais eficazes para a reafirmação feminina na sociedade “Desejo que todas as mulheres conquistem um lugar de destaque e igualdade. Não devemos ter medo dos obstáculos, pois todos são superados”.

A FACFUNAM parabeniza Patrícia Caxito por todas as suas vitorias, que também são nossas. E saúda nossas alunas, professoras e colaboradoras pelo seu dia.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *