O Projeto Saúde e Sustentabilidade do Colégio Funam realizou no dia 1º de novembro, mais uma ação prática com intuito levar conhecimento e saúde aos alunos. Em uma parceria com o Laboratório Bioánalises foram feitos testes de glicemia.

Os testes foram realizados nos alunos, professores e colaboradores que estivessem em um jejum por 8 horas. Requisito fundamental para um resultado satisfatório. O diagnóstico da Diabetes ainda no início pode ser fundamental para uma boa qualidade de vida do portador da doença, como salienta o proprietário do Laboratório Bioanálises, Ênio Gualberto Rocha “Esses exames de triagem podem fornecer dados para um tratamento bem mais tranquilo”. Opinião similar a do aluno 2º ano ,Luiz Felipe “Esse teste pode ajudar descobrir alguma alteração na saúde e motivar a um tratamento correto”, afirma.

“O número de casos de diabetes é muito alto e às vezes os sintomas demoram aparecer” declara a técnica laboratorial, Daniele Garcia. Michele da Silva, também profissional de análises clínicas, salienta que esse projeto deveria servir de exemplo para outras instituições de ensino “Já fizemos essas ações em praças, inaugurações de novas filiais do laboratório, porém em uma escola é a primeira vez. A Funam está de parabéns!” declara.

No mundo contemporâneo, a alimentação industrializada repleta de açúcar, sódio e gorduras não saudáveis pode acarretar diversos malefícios para a saúde, como frisa a professora, Andréa Abreu “A diabetes pode ser uma doença muito agressiva e leva muitas vidas”. A docente ainda acrescenta que os alunos são transmissores dessas informações em suas famílias, o que torna a ação do teste glicêmico ainda mais eficaz.

O dia 14 de novembro é dedicado a diabetes, seu controle e prevenção. O Projeto Saúde e Sustentabilidade promove ações de cuidados e preservação do meio ambiente e na melhoria dos hábitos que possam contribuir para uma vida mais equilibrada e saudável.