Ginga e Esquivas, foi o tema da atividade de Trabalho Discente Efetivo Sistemático (TDE’s) realizada pelos acadêmicos do 7º Período do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco-FACFUNAM, no dia 13 de março de 2019. A ação contou com a participação especial do Grupo de Capoeira Abadá.

A Capoeira é uma das expressões mais populares da cultura brasileira e considerada por alguns teóricos uma dança. Outros especialistas afirmam por ser uma luta corporal deve ser classificada como uma modalidade esportiva. O inquestionável são as possibilidades anatômicas e cognitivas que podem ser exploradas pelos estudantes de Educação Física. De acordo com Tito Caires, professor da disciplina de Capoeira, entre elas: a musicalidade e técnicas específicas da modalidade.

A acadêmica Edinara Carolina afirma que o esporte herdado dos nossos descendentes africanos possui variações “Temos a Capoeira de Angola, a Contemporânea, a acrobática e outras que contam histórias do povo negro”. Fernando da Silva Souza acrescenta que além das possibilidades esportivas, a capoeira desperta seu interesse por sua característica cultural” Ela tem a narrativa de resistência de um povo que foi escravizado e mesmo assim construiu esse esporte tão popular no Brasil”. O estudante salienta que assim como em outras disciplinas, o conhecimento bibliográfico é primordial para a compreensão do tema com profundidade.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *