Alunos 8º ano do Colégio Funam participaram uma visita ao Museu Regional do Norte de Minas. O Museu é um equipamento cultural localizado no Sobrado da antiga FAFIL (Faculdade de Filosofia e Letras), no Corredor Cultural da cidade de Montes Claros.

A visitação idealizada pelas professoras de Língua Portuguesa, Juliana Neri e Miriam Brás inseriu os alunos no contexto histórico da nossa região. A atividade possibilitou identificar por meio de objetos e documentos, características regionais do povo e, com isso difundir conhecimentos sobre o patrimônio cultural do Norte de Minas.

Os relatos dos alunos demostram encantamento e surpresa. João Victor Caldeira gostou muito das roupas antigas e da máquina de costura. Já sua colega, Ana Paula Moura relatou com entusiasmo suas impressões sobre outros objetos “O piano antigo é lindo”. A estudante salienta que faz parte do acervo do museu, sementes praticamente em extinção na natureza.

A professora Miriam endossa que a viagem possibilitou a visualização dos conteúdos abordados na sala de aula “Os alunos puderam ver que apesar do virtual dar um leque maior de informações, através de variados links, a visita ao museu físico ainda é de extrema importância” afirma ao endossar as várias visitas on- line realizadas em museus do mundo inteiro pelos estudantes.

A diretora Edimara Versiane, imersa a lembranças pessoais contribuiu com as curadoras na apresentação dos espaços temáticos “Eu fiquei surpresa com o interesse e as perguntas dos alunos sobre nossas histórias. Eu participei de muitas delas”, acrescenta a gestora, que no passado foi estudante no mesmo prédio. O rio São Francisco e o vapor Benjamim Guimarães foram um capitulo especial na visita, de acordo com Edimara.

As viagens com finalidades pedagógicas fazem parte das metodologias ativas aplicadas pelo Colégio Funam, no qual os alunos participam efetivamente do aprendizado por meio de construções coletivas de conhecimentos.