A Jornada Acadêmica da Faculdade de Tecnologia Alto e Médio São Francisco- FACFUNAM promoveu atividades enriquecedoras para os alunos. Os acadêmicos do Curso de Engenharia Civil aproveitam ao máximo os conhecimentos transmitidos nos 3 dias de Jonafes.

O tema “Orçamento de Obras” foi a primeira atividade prática dos acadêmicos. De acordo com André Rodrigues de Oliveira, instrutor da oficina, esse conhecimento é primordial para os futuros engenheiros. A utilização do software de computação SketchUp para criação de projetos em 3 dimensões foi o enredo da oficina ministrada por Alda Valéria Santos. A engenheira salienta a empolgação da turma “Eles ficaram fascinados com o que podemos fazer com esse programa. Vender um projeto de maneira mais verossímil”, frisa.

O diretor das Engenharias Integradas da Funorte, Pedro Almeida, empolgou os alunos ao explanar sobre Engenharia 4.0 e o perfil do profissional moderno. O professor declara que a turma foi muito receptiva a palestra “Gostei muito da participação dos alunos da Funam por meio das perguntas. A galera estava ligada”, declara. Palavras atestadas por Adilson Alberto Fagundes, aluno do 4°período “As estratégias de produção com uso da tecnologia e as técnicas atuais no ensino universitário me chamaram muito atenção” afirma.

Um tema muito comentado atualmente, principalmente depois da tragédia com Museu Nacional no Rio de Janeiro, a Engenharia de Incêndios foi abordado pela Engenheira Patrícia Caxito. As atribuições profissionais dos engenheiros e o Sistema CREA e CONFEA foram explicitados por Davína Márcia de Souza, conselheira do CREA MG. Davína salienta o nível de interesse dos alunos na palestra “Minha palestra é muito séria e para um público sério. Eu adorei a atenção e as perguntas muito bem formatadas pelos acadêmicos. Ganhei um prêmio por estar aqui hoje”, declara.

Os temas abordados no JONAFES foram escolhidos pelo corpo docente do curso de engenharia civil, com base no olhar acadêmico diante de um mercado competitivo e que exige bons engenheiros. A escolha foi acertiva – temas que variaram desde legislação profissional e a evolução tecnológica que tem sido fator determinante na diferenciação dos profissionais atuantes, ressalta o Diretor Ivonei Trezena, que parabeniza a todos pelo excelente trabalho”.