Acadêmicos do Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia Alto Média São Francisco-FACFUNAM participaram do Seminário de Iniciação Cientifica (SIC) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG. O estudo de caso foi apresentado para uma banca avaliativa composta por membros da instituição referida.

Estudo da viabilidade da produção de trufas por cooperativas no norte de Minas: ensaio introdutório foi o tema desenvolvido por Giovanna Lima, Hamilla Almeida, Gésio Rodrigues e Janaína Portela. Os autores defendem a geração de renda sobre a percepção da sustentabilidade e valorização dos recursos naturais. As trufas em questão são produzidas com recheio da fruta Araticum. Nutritiva iguaria considerada exótica por parte do grande público.

Giovanna defendeu com desenvoltura e segurança o estudo de caso no SIC. O trabalho obteve considerações positivas dos avaliadores. A acadêmica declara satisfação com o resultado “Estamos representando a Funam em uma instituição federal. Somos os pioneiros”, afirma ao citar o possível incentivo a outros estudantes em ações similares. Hamilla complementa as palavras da parceira “Projetos de pesquisa devem ser desenvolvidos por todo estudante de nível superior”, afirma.

A orientadora do estudo, a professora Ana Palomma acredita que a participação em eventos e fóruns de discussão possibilite aos acadêmicos a atualização, acúmulo e consolidação de informações científicas. “Julgamos pertinente contribuir com o evento por intermédio da divulgação e disseminação dos conhecimentos obtidos em nossa faculdade”, acrescenta a docente.