Acadêmicos do 4º período do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco-FACFUNAM construíram projetos mediante observação de situações cotidianas. A ação fez parte da disciplina de Hidrologia ministrada pelo professor, Patrick Valim.

A exposição das pesquisas por meio de cartazes e explanação oral relatou situações-problemas em diversas áreas. Desde alagamentos urbanos até assoreamento de córregos e nascentes. A relação entre a teoria estudada em sala de aula e o papel da engenharia ao contribuir para a qualidade de vida da população foram as bases fundamentais na concepção desse trabalho.

A acadêmica Roberta Alves relatou que a pesquisa sobre o desmatamento na área de construção da indústria de energia fotovoltaica despertou conhecimentos significativos “O antes e o depois é impressionante”. Palavras complementadas por Jéssica Gomes “Eles realizaram um estudo muito bom. Os impactos ambientais seriam bem piores sem eles”, afirma a estudante ao expor a diminuição do volume de água no Córrego da Onça. Jeferson Nascimento acrescenta que as intervenções dos colegas nas apresentações, além de motivação abrem possibilidades para outras interpretações e resoluções para as demandas sugeridas.

As apresentações foram plenamente satisfatórias na visão do professor Patrick. “A minha intenção foi mostrar que para fazer pesquisa ou trabalho de extensão, basta ter a curiosidade e um olhar mais atento para nossa realidade”. O docente acrescenta que o incentivo da coordenadora Patrícia Caxito na elaboração de TDES (Trabalho Discente Efetivo Sistemático) mais ousados e criativos despertam esse interesse pelas pesquisas e trabalhos de campo.

Hidrologia é a ciência que estuda a água, sua ocorrência, distribuição, qualidade e a sua relação com seres humanos.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *